Comparativo: Nova Tenere 250 vs XRE 300 - Motociclismo!
Publicado por admin Publicado em November 9, 2010, 11:57 pm

Comparativo: Nova Tenere 250 vs XRE 300

Afinada com as demandas do público e com autonomia de estradeira, A Ténéré 250 é a aposta da Yamaha para desbancar a líder Honda XRE 300

Hoje fiquei com vontade de comprar a Yamaha XTZ 250 Ténéré. Isso não ocorre sempre: geralmente é preciso mais que um rostinho, ou melhor, uma carenagem bonita para convencer alguém que está habituado a pilotar quase tudo o que anda sobre duas rodas e tem motor.

Não que a carenagem não seja bonita. E é até acompanhada de boas novidades – e poucas características negativas, heranças da predecessora XTZ 250 Lander. O preço estimado pela Yamaha até o fechamento desta edição girava em torno de R$13.000,00. A julgar pelo porte, a Ténéré aparenta custar mais.

Com tudo isso, o lançamento, que parece atingir o centro do alvo, tem suas ressalvas. A primeira voltinha mostrou que algumas coisas não mudaram. O câmbio mantém engates duros e imprecisos, algo que já deveria estar solucionado. O ruído característico de máquina de costura da vovó também continua no cabeçote do motor. Será a Ténéré uma Lander fantasiada de faraó?

Segundo a Yamaha, ela é outra moto, diferente, com novos pontos de fixação (de tanque e banco) no chasi etc. Sei, sei… Está certo que o curso de suspensões foi alterado, o freio dianteiro está melhor e o painel é agora o melhor da categoria, herdado da FZ6. Mas dizer que se trata de outra moto é forçar um pouco. É uma versão melhorada, diferenciada e com novo apelo da Lander.

A Honda XRE 300 é o alvo dessa mini-Ténéré exclusiva para o mercado brasileiro (lá fora, encontram-se as versões 660 e 1200, que no início de 2011 chegam por aqui também). Acompanhe qual a melhor em diversos aspectos. Se está na dúvida entre qual delas comprar, nos vamos ajudá-lo.

NO ASFALTO

Ténéré significa deserto na linguagem tuaregue, dos nômades do deserto do norte da Ãfrica. Embora o nome dê a idéia de aventura e longos ralis, esta XTZ 250 foi desenvolvida para viagens de médios percursos e vai melhor no asfalto. Essa também é uma característica da Honda XRE, que, apesar de ter pneus mais adequados ao off-road, ficou mais urbana. E é nos pneus que a Yamaha larga na frente: a maioria dos usuários raramente enfrentará um trecho difícil de terra, em que o pneu faria diferença. No asfalto, em velocidades elevadas, o Metzeler que equipa a XRE (e a Lander) é barulhento. Ja a Ténéré se equipa com o Pirelli Scorpion MT 90, que apresenta grande aderência em trechos de asfalto seco ou molhado sem comprometer a dirigibilidade em pisos de terra seca.

Nos trechos sinuosos de asfalto, a Ténéré leva vantagem, em parte graças à nova medida de cáster e a calibragem de suspensão. Na prática, ficou mais intuitiva para inclinar nas entradas de curva. A XRE, por outro lado, é mais firme, aceita melhor as irregularidades e diferenças de asfalto.

Os freios são superiores na Honda – bastante. E não estou falando apenas do sistema ABS que equipa a XRE avaliada. Esse é sem dúvida um anjo da guarda em situações de pouca aderência e sua presença distancia um sistema de outro. Contudo, é preciso frisar que mesmo a versão sem esse tipo de assistência tem freios superiores aos da Yamaha. Os freios da Ténéré melhoraram em relação aos da Lander.

Agilidade é importante nesse tipo de moto e, levando em conta o peso a seco de cada motocicleta, a vantagem é da Yamaha. Se você encher o tanque com os 16 litros, pode apostar que ambas ficarão parelhas. A Ténéré pode rodar até 400km sem ter de parar para abastecer, o que pode ser útil em regiões mais isoladas do país.

EM conforto, ambas são semelhantes, mas a Yamaha possui assento mais largo e guidão mais alto, sem contar a proteção aerodinâmica do para-brisa. O funcionamento do motor com quatro válvulas e duplo comando da XRE é superior não só em rendimento como também em vibração.

Com pista limpa e céu de brigadeiro, a nova Yamaha está na dianteira. Hora de ingressar nos literalmente árduos caminhos do off-road.

Ambas são capazes de levar piloto e garupa até o sítio, através de uma estrada de terra, ou mesmo por aquela trilhazinha fácil. Sob chuva e lama, o pára-lama dianteiro colado ao pneu impossibilitou o movimento da roda dianteira, transformando-se literalmente em um “para-roda-com-lama”. O ABS da Honda também não é lá essas coisas em situações em que é bom ter a roda traseira travada (não é possível desativar o sistema). Nas descidas mais lisas, a solução foi desligar a moto com a primeira engatada e tudo ficava um pouco mais fácil.

No fim, como diz o ditado, deu tudo certo e, depois de um dia inteiro cheio de aventuras, fizemos com a Honda XRE 300 e com a Yamaha Ténéré 250 o que entusiastas aventureiros fariam. Em muitos aspectos, é possível fazer dois tipos de avaliações sobre as máquinas aqui comparadas. Se você conduzir e escrever como um piloto profissional, as vantagens técnicas da Honda serão visíveis, e o resultado final pode ser bem próximo. Avaliando não apenas como piloto/repórter especializado, mas usando a emoção proporcionada no teste e os números de seguro e preço de aquisição de cada motocicleta, a vantagem é maior para a Yamaha. Sem contar o belo painel de instrumentos, com equipamentos digitais e analógicos, e também o excelente nível de acabamento.

O preço sugerido da Ténéré (cerca de R$13.000,00) ainda é um anúncio provisório da Yamaha, enquanto a versão da XRE com ABS custa R$15.390,00. Sem o evoluído sistema de freio, o preço da Honda em São Paulo cai para R$12.890,00 (sem frete e seguro). Entre as versões de preço igual, a Ténéré é mais interessante e vale cada centavo investido.

COMPARAÇÃO ITEM A ITEM

TOCADA

- XRE 300: “A XRE funciona perfeitamente bem, é confortável, ágil e fácil de ser conduzida, além de ser mais forteâ€.

- XTZ 250: “A Ténéré traz acerto de suspensões macio, novo cárter e posição de pilotagem confortável. Ficou ótima para a cidade e para viagem e não foi totalmente prejudicada no fora de estradaâ€.

DIÃRIO

- XRE 300: “Ideal para ir ao trabalho todos os dias e curtir pequenas viagens nos fins de semana. Muito visada pelos amigos do alheioâ€.

- XTZ 250: “Aparência gigante, mas é extremamente fácil de ser levada e também roda bem entre os carrosâ€.

ESTILO

- XRE 300: “Bonita e bem cuidada. Diante do lançamento da Ténéré, seu painel perdeu a graçaâ€.

- XTZ 250: “Visual arrebatador na parte frontal. Farol duplo, tanque e carenagem merecem nota máxima. Traseira esquisita, parece ter sido adaptadaâ€.

MOTOR E TRASMISSÃO

- XRE 300: “O motor é experto e fluente graças ao bom acerto da injeção eletrônica. Dá pena o câmbio, que era tão bem escalonado na Tornado [é verdade] e agora tem apenas cinco velocidadesâ€.

- XTZ 250: “O monocilíndrico OHC é barulhento, porém eficiente. Tem pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico. O câmbio de cinco velocidades deveria ser revisto, pois segue impreciso e duroâ€.

SEGURANÇA

- XRE 300: “Os freios são totalmente eficientes e o ABS é muito bem acertado, superando até sistemas de motos maioresâ€.

- XTZ 250: “O freio dianteiro evoluiu com a adoção de tabulação com alma de cobre e está melhorâ€.

MERCADO

- XRE 300: “Como a maioria das motocicletas da Honda, a XRE é um bom negócio na compra, durante a utilização e também na vendaâ€.

- XTZ 250: “O menor índice de roubo é característica importante que as Yamaha tem sobre as motocicletas da Hondaâ€.

DE ZERO A DEZ

PERFORMANCE:

- “Motor: XRE (9,0) – XTZ (8,0);
- Câmbio: XRE (7,0) – XTZ (7,0);
- Freio Dianteiro: XRE (9,0) – XTZ (7,0);
- Freio Traseiro: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Susp. Dianteira: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Susp. Traseira: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Acabamento: XRE (7,0) – XTZ (10,0)â€.

PILOTAGEM:

- “Posição: XRE (9,0) – XTZ (9,0);
- Agilidade: XRE (8,0) – XTZ (9,0);
- Instrumentos: XRE (8,0) – XTZ (9,0);
- Ruído: XRE (7,0) – XTZ (7,0);
- Conforto: XRE (8,0) – XTZ (10,0)â€.

BOLSO

- “Mercado: XRE (8,3) – XTZ (8,5)â€.

OUTRAS CARACTERÃSTICAS

XRE 300:

“Confortável banco de dois níveisâ€.
“Bagageiro e piscas brancosâ€.
“Pinça de três pistões, só com ABSâ€.
“Painel digital, mas de difícil leitura na XRE; motor eficiente, com 4 válvulas e duplo comando, bloqueador a chaveâ€.

XTZ 250:

“Banco largo e macio na Ténéréâ€.
“A traseira destoa do conjuntoâ€.
“Freio melhor que o da Landerâ€.
“Ténéré tem painel completo a com ótima visualização; motor bom, mas barulhento e mola com ajustes mais fáceisâ€.

VALOR APROXIMADO

- “XRE 300: R$ 15.390;

- XTZ 250: R$ 13.000 (preço estimado)â€.

Fonte: QUATRO RODAS MOTO. “O diapasão dá o tomâ€. São Paulo: Abril, 2010.
Por Rafael Paschoalin (texto) e Christian Castanho (fotos).

64 comentarios

  • carolina says:

    prefiro a tenere é mais bonita e não tem tantas reclamações

  • william says:

    pessima moto rxe 300.tenho um ela com 3.900 km rodado ta com vazamento no amortecedo dianteiro direito.q moto e esta

  • carolina says:

    tenho 1.72 sera que consigo com uma? nao vou ter muita dificuldade em manobrar?

  • davi melo says:

    prefiro tenere prefiro yamaha

  • davi melo says:

    hehehe a xtz 250 tenere e muito melhor que a xre300 gafanhoto a moto e muito feia prefiro a tenere ela anda mas e mas economica e tem mas presensa hehehe yamaha neles

  • MarcelloFreitas says:

    Tenho uma XRE 300 e vou dizer é motozão, por favor quem não tem fala mau mais paga um pau. Valeu

  • Everton Levi says:

    Já vendi Honda e Yamaha, no sul e no nordeste do país. E falando pouco, estou para tirar uma Ténéré 250 agora em 2012. Primeiro prefiro a yamaha pelo estilo. Segundo pelo preço. Terceiroa qualidade yamaha. Só vou perder no preço de revenda, mas enfim, quero uma moto para possuir e não para vender. É isso aee… Yamaha neles.

  • Marcelo Araujo says:

    E se não fosse o juros muito excessivo, eu ia pegar a XJ6 N. Pena que se eu der minha carta de crédito da lander de 12.460,00 e dar o restante para interrar 50% ainda vou pagar 60 X 408,00, ai o papai não aguenta. Sou trab. não ladrão rsrsrsrs. Só de prestação ela fica 24.480,00 + os 50% que posso dar, ela está +ou- 27.800,00. Mas BLZ o proposito aqui é outro. Estou me decidindo pela YAMAHA. Pois tenho uma CG TODAY 1994 tirada de consórcio e não tenho o que reclamar. Mas agora vou mudar de MARCA. 18 anos com a mesma moto, imagina uma TENERE 250 na minha mão, vira peça de museu.KkKkKKkKkKkKkK. Detalhe trab. de motociclista em SAMPA.

  • Dionis says:

    Quero parabenizar a todos que reclamaram dessa porcaria de moto chamada XRE 300!
    Maior merda que ja comprei na vida! Depois dos 1000 km e feita a revisão, trocaram a espia do acelerador e umas outras coisas la, bom, depois de um tempo comecei a perceber que meu motor tava jorando óleo, me deixando puto da cara!
    Não perdi tempo e fui seco olhar na internet a respeito, e ME SUPREENDI com o numero imeeeeeenso de gente reclamando do problema!
    O que eu fiz? Vendi a moto na mesma semana!
    Agora estou com uma Mirage 250 da Kasinski, moto muito boa, porem, desconfortavel para algumas estradas, portanto, após ler os comentarios de voces e ver a nova Ténéré pretendo trocar minha MIrage por essa maquina! Foda-se o barulho! Quero total conforto e ficar livre de quaisquer problemas!
    Abraço a todos!

  • brenda says:

    ,.bhlglkhjblgkhgjkhçbnlllllllllllllllllllllllllllllllmb, *————————**-****bn,~bnmbçn,

  • adriano morais says:

    comprei um tenere 250 yamaha , final de julho de 2011.
    minhas consideraçoes:
    1-otimo moto, mas com tres semanas de uso , a moto começou a ter problemas , quando eu estava em alta velocidades ou a bom tempo pilotando a media de 30 minutos acima a moto começou a engasgar e apagar desligar. levei a autorizada da yamaha e depois de 4 dias me devolveram a moto . problema a moto veio com o estator queimado, entao na garantia arrumaram . mas que azar 3 semanas de uso …….. mas apos pegar a moto na quinta feira viajei a minas gerias 1800 km ida e volta gostei da moto parabens .
    2- na minha revisão de 10.000 km agora final de novembro de 2011, levei a autorizada da yamaha em valparaiso de goias cevel yamaha, e falei q a moto esta com suspeita de vazamento de oleo no moto e o amortecedor estava mole. retorno da autorizada, nao era vazamento do moto, e sim amortecedor vazando , e estourou nao sei o pq.
    ele iram consulta a fabrica da yamaha, ja se passaram um mes e nada de resposta?
    e ai alguem tem alguma sugestao pra mi dar.
    como faço uma moto nova com 5 meses de uso, e a estourou o amortecerdor tenho direito de garantia.
    no manuel fala q nao tenho .
    mas como ele vedem uma moto com menos de um ano e o amortecedor vem com problemas .
    e ai socorro……………
    tenho direitos de entraR na justiça ?

  • Roberto Melilo says:

    Olha gente, podem comprar a XRE 300 da Honda, moto muito boa, esses comentários rídiculos de proprietários de moto Yamaha só veem defeitos na Hondas e esquecem os milhões de defeitos da moto xtz Tenerezinha que são: Freios Péssimos, Máquina de Costura da Vovó, ou melhor parece mais um gafanhoto, ooooo motinha ridícula, tem gosto prá tudo, a Lander ainda passa, mais a Tenerezinha é difícil de engolir, oooo bichinha feia, parece que ficou faltando acabamento ou melhor dizendo ficou igual aqueles motoboy de titan que tiram as carenagem para entregar pizza, coitada da Yamaha, quem sabe um dia ela aprende a fazer motocicletas de baixa cilindrada, como diz aquele jornalista da televisão, é uma vergonha.

    • MAGO DAS MOTOS says:

      EM RESPOSTA A ESSE LEIGO,A YAMAHA TENERE TEM ESSE MODELO DE GAFANHOTO PQ É FEIA P SE SAIR DE TODOS OS TERRENOS,GOSTO É IQUAL A XX CADA Cà COM O SEU.MAS E ESSAS BOCHECHAS DA XRE MAS PAREÇE Q LEVOU UMA FERROADA DE ABELHA ITALIANA E Q DE TAO PESADA N AQUENTA ANDAR EM SOLOS TOTALMENTE ESBURACADOS PQ QUEBRAM,RSRSRSRSRSRS,SEM FALAR NO ACABAMENTO,ACABAMENO N,FALTA DE ACABAMENTO RSRSRSRSRSSR,E SE A YAMAHA N SOUBESSE FAZER MOTO DE BAIXA CC A HONDA N FICARIA FAZENDO COMPARAIVO DE TITAN 150 ESD COM FACOR 125 ED.E P TIRAR SUAS DUVIDAS EU JA POSSUI 1 TWISTER E 2 TORNADOS,E DEPOIS VENDI A TORNADO P COMPRAR A XRE 300 PROBLEMAS A TORNADO É MUITO + MUITO MELHOR Q A XRE300.ENTAO TENHO AUTORIDADE P FALAR NO ASSUNTO.

  • MAGO DAS MOTOS says:

    E TERMINANDO O QUE COMEÇEI,O MESMO ACONTECEU COM AS MOTOS 250CC EM 2005 QUANDO A YAMAHA LANÇOU A PRIMEIRA MOTO NO MUNDO COM IE A HONDA ABOLOU DAS PERNAS,TIVERAM Q FAZER UMA MOTO Q TB TIVESSE IE,COLOCARAM NAS 150CC EM BIZ EM TUDO,PQ MUNDIÇA É ASSIM MESMO.TUDO O Q A HONDA FAZ,É FEITO NAS PERNAS,TODO LANÇAMENTO DA HONDA TEM DEFEITO,PQ?YAMAHA É QUALIDADE OS TRES DIAPASÃO SIGNIFICA,PRODUÇÃO,MARKTING E TECNOLOGIA.PQ QUANDO SE FAZ ALGUMA COISA TEM QUE SE FAZER BEM FEITO.
    XRE=300 ASPIRINAS PARA ALIVIAR A DOR DE CABEÇA
    TENERE= UM BELO TRAVESSEIRO PRA UMA BELA NOIE DE SONO.
    NUNCA VOU ME ARREPENDER DE TER MINHAS YAMAHAS UMA FACTOR-ED E UMA LINDA TÉNÉRÉ 2011 PRETA.

  • MAGO DAS MOTOS says:

    O UNICO PAIS NO MUNDO QUE A HONDA É CAMPEÃ DE VENDAS ÉO BRASIL,TB SE N FOSSE,PASSOU 36 ANOS FUDENDO OS BRASILEIROS ABESTALHADOS QUE ENGOLIAM O MOTOR 125 CC SEM RECLAMAR,MAS QUANDO ACABOU O ACORDO DE MOTOS COM MOTOR QUATRO TEMPOS NO ANO DE 2000,QUE FOI QUANDO AS OUTRAS MARCAS ENTRARAM NO MERCADO BRASILEIRO COM MOTOR 4 TEMPOS A HONDA ABRIU AS PERNAS PQ ESTAVA PERDENDO VENDAS,E DAI FOI Q ENVENTARAM O MOTOR 150CC QUE ATE HJ AS 150CC DO ANO DE 2004/2005 VALEM MENOS QUE UMA BIZ.

  • caim says:

    Tive uma falcon moto boa, mas nao passava de 145km/h ela se sacodia toda e comprei zero ( e tem gente que diz que da 160km/h). Comprei uma fazer 250, moto muito boa rodei 30 mil e troquei numa xre 300 problemas. Rodava em media 110km por dia e veio vazamento, travamento do acelerador 2 vezes e por fim a moto nao passava de 120km/h decidi vende-la e comprei uma tenere 250 esta amaciando o motor mas estranho a aspereza do câmbio e do motor (mesmo comparando com a fazer), mas espero ter feito um bom negocio… Por enquanto estou satisfeito com a moto.

  • Michael Lima says:

    Olha só: A Tenere 250 tem motor barulhento? A marcha é dura comparada às hondas? Esperimenta uma XRE 300 cheida de problemas recorrentes e vc vai ver que tá reclamando de barriga cheia. A XRE tá cheia de problemas que ninguém relata em testes comparativos. Procure na net: “problemas com XRE 300″ ae vc vai ver tanta gente com problemas semelhantes que vai entender o que tou dizendo. Compra uma e vive com ela na oficina que tu ver que motor um pouco mais barulhento não é nada.
    Graças a Deus que vendi Minha XRE. Agora to satisfeito com minha tenere 250. Digo isso pq tem muita gente se ferrando e acho muito injusto!!!!

  • edu says:

    tive a oportunidade de andar nas duas motos!!!! a xtz deu de 10!!!

  • Roberto Rodrigues Melilo says:

    Tenho uma XRE 300 2010/2010 Dourada, uma Fantástica motocicleta, tudo de bom, anda muito, economica, macia, bastante silenciosa, freios excelente, boa até demais. Já tive várias motocicletas entre Honda e Yamaha, a Honda sempre foi e sempre será bem superior as motos yamaha, em tudo, podem comprar a XRE 300, vcs vão adorar. Motos yamaha só presta de alta cilindradas, de XT 660 em diante e olhe lá, o resto, são barulhentas, freios ruins, mercado fraco.
    Não é atoa que a Honda é lider de mercado á só 40 anos e em cada 100 motos vendidas no brasil, 77 motos são HONDA, pensem muito nisto antes de comprarem sua motocicletas, um abração á todos.

    • Michael Lima says:

      O que não foi dito é que a XRE 300 tá cheia de problemas. Todos os meus amigos que compraram tiveram problemas e ouvir dizer de outros caras por aí. Olhei na internet e o que achei? um montão de gente com os mesmos problemas: Bomba de gasolina queimando do nada, a moto se apagando do nada, motor perdendo força temporariamente etc. Não adianta está no meercado há um tempão e não adianta ser de fácil venda. O que acontecerá quando a garantia acabar e os problemas continuarem? Prejuíso atrás de prejuíso pq vai ter que gastar do bolso!

  • robson says:

    Sempre tive moto Honda ao longo de 30 anos, resolvi comprar uma Tenere 250 Yamaha, a moto seria excelente senão fosse o freio traseiro a disco que com 1.400 KM a pastilha dissolveu e até o disco arranhou, estou travando uma batalha com a concessionária e com a Yamaha pois a moto só tem dois meses de uso e aí como fica a garantia? não tem? vamos ver até onde vai dar.

  • shotinho says:

    eu gostava bastante da tornado, e tb muito da lander, apesar de nunca ter andado na lander, contudo sempre ouvi ÓTIMOS comentarios sobre a mesma. Mas tenho que dizer galera do mal, a tenere ta o BIXOOOOOO, XRE é uma moto legal e não é tao feia assim, tem um motor forte e bons freios, mas a tenere so pelo seu visual ja instiga vc a comparar, sem tirar a economia que a danada com um montor de 250 cilindradas. tenho uma bros e ela ta fazendo mais o menos 35kmL. ainda estou com duvidas entre as duas, quer dizer 70 tenere e 30 XRE de compra, este comparativo me deu uma luz. Parabéns as pessoas que o fizeram, pois nos da a possibilidade de tirarmos aquela ponta de duvida que resta.

    abraços a todos e boa escolha

    • Michael Lima says:

      Concordo com vc! Mas se ligue num negócio: procure na internet problemas que estão dando na XRE 300 pq senão vc depois vai se arrepender se vc optar por ela. A Honda, devido ao fato de estar no mercado há muito tempo e ter venda garantida, passa motos com acabamento ruim, pouco conforto e até mesmo motos ainda em estágio de teste. A moto aparece cheia de problemas que ainda não foram acertados e quando acaba a garantia, o consumidor se ferra. É comum XRE perdendo força, queimando bomba de gasolina, se apagando do nada. Se ligue!

  • Altamir Freitas says:

    Ai pessoal, eu lí todos os comentários feito. Eu estava na dúlvida por ambas as motos, com certeza estarei comprando a Ténéré XTZ250.
    Esta moto é muito bonita. para o que eu quero vai com certeza suprir as minhas necessidades, pois eu tenho uma XR200 e fui quatro vezes para Recife, duas vezes para Belém, varias vezes para Minas Gerais (varias cidades), e São paulo, sempre nesta moto.
    Ela está com 207.000 KM e nunca foi aberto o motor, nem troquei corrente de comando e nem tensor da corrente de comando.
    Com a XTZ250 vou muito mais longe.
    A durabilidade de um veículo, muitas vezes não depende do veículo nem do fabricante, e sim de quem manuseia e como manuseia no dia a dia. Uma boa manutenção é que dá vida longa para o seu veículo.
    Um abração em todos.

  • Jeferson Leao says:

    Aos prós e contras, eu comprei uma XRE 300 ABS e vou fazer a 1ª revisão da moto; essa moto é simplesmente excelente, ótima tanto para cidade como para campo ou trilhas.
    Peguei estrada com a moto e eu estava juntamente com um garupa, não deixou a desejar e fui para a chacara, excelente desempenho.
    É uma moto de um bom porte, tem altura e comprimento, boa em on/ off road e não é para qualquer um, paguei a bagatela de R$ 16.590,00.
    Recomendo a moto para quem quer comprar uma moto alta.

    • Michael Lima says:

      A sua moto já perdeu força? Já se apagou do nada? deu algum problema na bomba de gasolina? Pq a minha XRE 300 queimou a bomba de gasolina 2 vezes. Tem um montão de gente com problemas nessa moto. % amigos meus que tb compraram tiveram problemas e tá cheio de gente na net relatando as mesmas broncas. Me livrei da minha logo e vou comprar uma Tenere 250. Se não tivesse feito isso, quando a garantia acabasse eu estaria ferrado.

  • jose says:

    Eu comprei a minha tenere hoje so vai chegar semana que vemm e acho q fiz a melhor escolha ehurhueh!! o motor da xre parece nem ser injecao eletronica fica oxcilando muito!! eu tinha uma lander e nunca me arrependi de nada!!! se deus quiser a minha tenere vai ser minha melhor moto! :)

  • Paulo says:

    Eu tenho uma Ténéré 250 há quatro meses e NÃO ME ARREPENDO. Cara, a XRE é muito feia, parece um pica-pau. A Ténéré é linda. Tá certo que a passagem de marcha e ruim e o barulho do motor não é lá essas coisas, mas no conjunto, ela tá dez. Fácil de dirigir no transito complicado desse nosso país. Eu comprei uma 2010/2011, esperar para quê? Um abraço a todos.

  • Renato says:

    É engraçado ver os comentários competitivos depois de uma matéria excelente como essa. Isso me Lembra briga de futebol, Corinthias e Palmeiras, Grêmio e Inter etc…
    Ambas as motos tem suas qualidades e defeitos, estamos falando de motos do mesmo segmento. Deveríamos colocar essa enegia de “guerra” com os imposto no Brasil, veja bem, nos Estados Unidos a Ténéré 660 não deve ultrapassar U$ 8.000,00 ou seja, poderímos estar pagando os mesmo valor da Ténéré 250 mas andando com a 660 com todos opcionais gerando muito mais segurança e prazer de dirigir uma moto. Fazer o que? Continumas brigando por coisas simplórias, melhor time, melhor moto, quem escreve melhor… Brasil Brasil! Eu ainda acredito!!! abraços

    • Parabéns pelo comentário, eu concordo com você. Aliás, a carga tributária no Brasil é um dos grandes entraves para o desenvolvimento deste maravilhoso país. Serve apenas para sustentar uma máquina administrativa ineficiente e ultrapassada. Estou querendo trocar de moto e estou em uma dúsvida cruél! kkkk Mas com uma certa caída pela Ténére… O que fazer?

    • andre says:

      cara maluco!
      todo mundo sabe que o maior campeão nacional é o palestra italia com 8 títulos nacionais.
      E a ténére é muito mais linda que a xre!

      Na internet só tem maluco!

    • Michael Lima says:

      Amigo, no meu caso, fico revoltado apenas com um negócio: uma moto se quebrando a torto e a direito e ninguém relata. Eu e amigos meus que compraram a XRE, todos tivemos problemas. Fui olhar na net e tá cheio de gente com os mesmos problemas. Oque fiz? Vendi. Senão, quando acabasse a garantia eu estaria frito. Ninguém tá relatando isso. Mas é verdade. Procure por si mesmo! E tem mais: eu desconfio que essa moto nem tava pronta e foi passada pro mercado pq sabiam que o pessoal compraria apenas pelo nome que a marca tem! Isso é uma tremenda sacanagem e eu tinha que reclamar mesmo e dizer para outros não cairem na mesma.

  • marcelo says:

    caramba estou na duvida entre a 300 e a 250 o que devo fazer em………..

  • Jeronimo J Pereira says:

    Tenho uma Ténéré 250 com 500 Km rodados, realmente a moto é gigantesca e até para mim ( 1,85 m de altura ) não é fácil subir e principalmente descer dela, é muito bonita, imponente e econômica ( faz uns 32 Km/litro andando até 80 Km/hora ), porém, como nem tudo é perfeito passarei a enumerar alguns detalhes negativos que percebi: banco duro que incomoda em trechos longos, motor muito ruidoso e áspero, bem diferente da serenidade da Fazer 250 ( moto que também possuo ) e engate das marchas imprecisos ( outra vez bem diferente da Fazer ), tocada nervosa e trepidante, não sei se isto é uma característica das motos on/off road. Para quem pensa em comprar uma e gosta de maciez e serenidade ao pilotar pense bem para não se arrepender, não diria que estou arrependido mas prefiro o estilo da Fazer, pena que para o meu tamanho ela seja um tanto quanto pequena. Como tenho duas motos, uso a Ténéré em estrada e a Fazer na cidade pois ela é melhor para uma pilotagem mais precisa como em meio ao trânsito das grandes cidades.

    • marcelo says:

      caro amigo eu queria saber se ela vibra quando vc sai na rodovia …… obrigado

      • Jeronimo J Pereira says:

        Marcelo, não sei se a pergunta foi dirigida a mim, de qquer forma vou responder, mesmo sabendo que devido a demora em responder ( estava viajando ) vc já possa ter comprado sua moto. Pois bem, o melhor desempenho da Ténéré 250 é justamente em estrada, quando vc está em 5ª marcha e com velocidade de cruzeiro onde vc não nota os defeitos que enumerei no comentário passado, já que não troca de marcha e o barulho em alta se dilui com tudo ao seu redor. Outra coisa respondendo à sua pergunta, ela não vibra em rodovia pois percebo que a vibração é consequência da imprecisão dos engates das marchas, digo você tem a impressão de que ela está sempre em marcha errada, te fazendo a todo momento mudar geralmente para uma marcha mais baixa para diminuir os coices que causam um guiar muito irritante. Não sei o porquê de nada disso acontecer com a Fazer 250 que possui praticamente o mesmo motor e um câmbio infinitamente mais ajustado, para vc ter uma idéia eu não costumo debrear para passar as marchas na Fazer coisa impossível de se fazer na Ténéré sem que cause uma sucessão de trancos sinistros. Espero ter te ajudado…Um abraço!

    • Michael Lima says:

      Amigo, tenho que acrescentar que acabei de vender a minha XRE 300 pq queimou a bomba de gasolina 2 vezes e tinha um montão de gente reclamando na net. Amigos meus tiveram problemas semelhantes: moto se apagando, motor perdendo força etc. Então, vc é um felizardo com sua tenere e não sabe. Quem me dera ter feito a aquisição correta de primeira. Outra coisa: não se deve comparar motos da categoria da Fazer com as motos altas. Tudo é muito diferente. Abração!

  • michel says:

    ainda nao li todos comentarios,mas fala serio ne galera; aqui vai uma verdade imutavel:qualquer maquina (moto)japonesa é uma super moto, contando que cada modelo é compatível com a situação financeira do seu dono.quem tem motos maiores não ficam trocando firulas desse jeito;tenho yamaha,honda e dafra e sendo honesto,estou feliz com todas.parabens a todos novos donos de tenere 250.e lembrem se motos japonesas :são super motos:

  • RENATO says:

    A HONDA COM MOTOR DE 300cc DERIVADO DA ANTIGA TORNADO 250cc (aumenta a potência e diminui uma marcha)… A LENDÃRIA TENERE COLOCA SEU NOME EM CHEQUE EM LANCAMENTO DE UMA 250cc, BASICAMENTE UMA LANDER MELHORADA! EM RESUMO MEXE PRà LÃ… MEXE PRà Cà E NÃO SAEM DO LUGAR! O CIRCO Tà ARMADO E OS ESPECTADORES (NÓS) ASSISTIMOS!!! PALMAS!!! PALMAS!!! BIZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Michael Lima says:

      E a XRE 300 se quebrando a torto e a direito, infernizando a vida dos motoqueiros que passaram a viver com a moto na oficina, tendo um montão de gente relatando isso na net. Incluindo as 2 vezes que quebrou a bomba de gasolina da minha, o motor perdendo força na de um amigo meu e a moto se apagagando de outro amigo meu. Hehehee procure ver: “problemas com a XRE 300″ na net antes de comprar, senão se ferra quando a garantia acabar.

  • macarcio says:

    Pra os professores de plantão: Vão chupar um canavial de rola, aq agente ta enteressado em moto blz.
    Gostei muito das duas mas ja me decidi e vou comprar a tenere a honda só tem soperior é o comércio mas nunca vai ter a tecnologia da yamaha dale tenere.

    • andre says:

      Adoro motos, leio diversos sites e reportagens.
      Tive uma Honda CB 450 TRII e em breve vou comprar a Ténéré 250 2011/2012.

      Acho de extremo mal gosto ofender pessoas que corrigem textos na internet, sejam eles professores ou não. Normalmente as pessoas que fazem isso, só o fazem quando o texto é recheado de erros, e, em alguns casos, o texto se torna incompreensível.
      Não podemos deixar que a internet nos transforme em ignorantes – no sentido de ignorar ou desconsiderar – a língua e os bons costumes (morais e éticos). A educação deve sim ser preservada.
      Devemos ser educados e devemos escrever direito!
      Se não for assim, com o tempo, não conseguiremos nem entender o que escrevemos!

  • harry says:

    Aquele cara do comentario dos erros de portugues, deveria pelo menos saber a diferença entre “mas” e “mais”, ou os significados das palavras… enfim…. Sr prof dr etc e tal, em likteratura: tenho conhecimento , qto a nao acentuação necessaria no meu texto, alias p vc pouco importa. hehe…

    p.s. galera nada contra a XRE (pica-pau) até tenho uma.. e nada do que me queixar… mas to partindo p Tenere, achei o bixo!!! somente esperando virada do ano, p comecar o mesmo, com moto 11/11. Sorte a tds por aqui…

  • Algacir Campos says:

    O Comparativo serve apenas para que os interessados em saber sobre cada uma das motocicletas, fique bem informado sobre os pequenos detalhes que só saberiamos apos a compra, cabe a cada motociclista que analise e conclua sobre qual modelo optar, levando em consideração as informaçoes apresentada,qual realmente é a melhor ficará sobre a “otica” de cada usuario. Ótimo comparativo, muito util. Honda ou Yamaha é uma mera opção pessoal.
    Campos – Penapolis-SP

  • Marcos says:

    XRE300, concerteza é melhor que a ténéré. Se duvidam, façam o teste vocês mesmo. Peguem a ténéré e depois a XRE e vejam os resultados. Concerteza a XRE é melhor. E é uma HONDA.

    • marcioho says:

      Você comprou as duas e testou? Porque não existe a tenere 250 pra teste Drive em lugar lagum do Brasil.
      Para de falar besteirasa XRE é uma tornado com 49 cc adaptado, alem de ser feia.
      Estou com uma Tenere a 20 dias e a moto e muito mais macia e economica que a XRE(tornado).
      Em resumo a Honda ficou anos luz pra traz agora!

      • Marcelo Araujo says:

        Tem sim colega, na RED BARON da famosa Av. Ricardo Jafet eu fiz o test drive na TENERE 250 BRANCA ( Como tinha arranhado o adesivo original, eles colocaram o cinza que é usado na preta ) Passei lá semana passada e ela está lá do mesmo jeito, para fazer o test drive, ela fica no gramado na concessionária bem a vista de quem passa na AV. Podem ir lá e preencher uma ficha e dar uma voltinha. Eu ainda estou pensando em qual pegar, pois a XRE 300 está mais em conta no momento. Depois que lançou a AZUL o preço aumentou.

    • Michael Lima says:

      Mas a teneré não se quebra como a XRE. Procure na net: “problemas com a XRE 300″. Ae vc vai ver do que to falando. Eu mesmo fui vítima.

  • Erick says:

    Ótima matéria só vamos ver em quanto vai ficar o preço da tenere…
    Sempre fui fã da Xr Tornado, mas essa xre me decepcionou, prefiro a yamaha agora!

  • neel says:

    Cara! ante estava com vontade de ler, mas os erros de digitação e de português me irritou. (fixaão, segyundo entre outros).

    • MENEZES says:

      Mais erros do que seu comentário certamente não tem.

    • GG says:

      A reportagem é uma comparação de motos e não uma redação de português, acho que você está no lugar errado professor.

      • Andre says:

        Putz. Tudo que você escreve é uma redação em português. Sabia, professor?

        E sabia que pra comparar duas motos você tem que expressar idéias sobre uma e sobre outra?

        Uma pergunta inocente, o que é melhor:

        1) Entao, pega uma e pon dolado cs vao td ve que a honda é HONDA, e a yamaha é YAMAHA?
        2) A matéria escrita na Quatro Rodas?

        Pensa, e vê se não teria valido a pena ter prestado atenção naquelas aulas de redação, que talvez você tenha ignorado ou pensado que era pra “perdedores”.

        Este “perdedor” que vos escreve (espero, sem muitos erros), ganha a vida escrevendo, e apesar de ter no banco verdinhas suficientes para a ST 1200, optou por começar modestamente com a a XTZ 250, e não me arrependo.

        A vantagem da XRE é o motor. Ficou por aí. O porte da Teneré é superior, o que pra mim é vantagem, o visual da moto é dez, quinze vezes mais apelativo para MIM do que a XRE, painel melhor na Téneré, conjunto ótico muito superior na Teneré, tanque maior, a bolha não é só estética, proteção bem melhor na Teneré. Pra resumir, a Teneré tem a capacidade de uma Lander, mas melhorada pro asfalto. A XRE fico com a impressão que é uma Tornado… piorada, vocês não concordam?

        Mas o comparativo não é só técnico… não poderia resumir a minha decisão em palavras mais ilustrativas do que a de uma grande amiga: “A Honda é uma moto muito boa, boa mesmo, mas essa Ténéré… é um tesãozinho, não é não?”. É, hehehe.

        Honda vende mais. Lula é mais votado. “I rest my case”.

        Ladrão que tentar roubar XRE tá bem de vida, dono de Honda gosta de comprar moto roubada e peças roubadas.

        Ladrão que tentar roubar a MINHA XTZ só vai ter que passar pela jaqueta + capacete de Kevlar e duas 45 com 15 munições cada.

        O problema é que pagamos pouco imposto. A moto custou-me R$ 13.000,00, destes, aproximadamente SOMENTE R$ 6.000,00 foram de imposto, e isso não dá pra NADA… veja, por mês o governo paga R$ 1.500,00 para sustentar cada detento no Brasil (Fonte. Min. da Justiça), precisamos pagar MAIS imposto!

        Nós trabalhamos, geramos riqueza, se fizemos bobagem o governo vem e pune, os manos nos roubam (no meu caso, só tentam) e o governo usa o dinheiro que eu paguei de impostos, ao invés de na prevenção de assaltos, em forma de bolsa e sustento pras férias do malandro, que ele tira quando dá algum azar e vai preso. E bota azar nisso, porque nem mesmo um em cada dez assaltantes é preso e fica na cadeia.

  • luiz says:

    Acho que esta moto não deveria levar o nome ténéré,nada a ver com a original,quem gosta de ténéré não vai nem querer ir ver esta moto no lançamento.Sugestão para o nome desta moto-SHING-LING 250 CC.

    • Alex says:

      Amigo quem não compraria ela seria quem já tivesse uma TÉnéré, concordo com você mas quem não tem 30000 mil dinheiros ela vai vender e dar de cacete na XRE, a Ténéré é o melhor custo benefício fácil.

    • GG says:

      Xing Ling é o verbete chinês para genérico, sobretudo os “Made in China”. É usado para definir produtos piratas, bastardos de marca.(fonte – dicionarioinformal.com.br)
      A Ténéré 250 não é uma cópia.
      Se fizer uma comparação com a Super Ténéré 1200 e 660 (importadas) verá que ela possui o mesmo estilo mas logicamente é menor, é como comparar uma NX 350 Sahara e uma NX 200, mantém os traços mas não o tamanho.
      Entre as duas eu com certeza ficaria com a XTZ, pois, apesar de ter um motor menos potente possui um excelente acabamento, autonomia, conforto e beleza incomparável.

    • Andre says:

      E aí Luisão. Tem que saber o que está comprando. GOSTO de Ténéré, e sabia bem o que estava levando. Me recuso a pagar 60 mil numa moto que vale 25 mil + impostos(ST 1200). Fiz um sumo-sacrifício e paguei 13 mil numa moto que vale 6 + impostos, pra mim “doeu” menos.

      Sabe o que eu comprei? Uma LANDER. Ah, é claro, tem a vantagem de ter banco mais largo e em dois níveis. Ah, tem tb os pneus mais pra asfalto, que é o que eu queria. Ah, também tem o conjunto ótico, ótimo, bem superior. Hum, esqueci, tem o detalhe do tanque maior, bom também. A relativa proteção da bolha também se encaixa bem no que eu queria. E ainda, a relação mais longa, perfeito pro que eu quero. E… bem, é isso!!!

      Vale os mil e tantos a mais? Pra mim vale. E mais um detalhe… é uma “Lander” com o visual ANIMAL, legal de ver as fotos da XTZ 250 do lado da Ténéré 600 dos anos 80/90.

      Merece o nome Ténéré, não merece? Bah, sinceramente cara, se você entrar nessa onda só vai fazer feliz os marqueteiros… nome não interessa, interessa o teu prazer de possuir e utilizar tua máquina. Falous.

      Te falo isso na boua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar

Arquivo

Syndication

Informações